quarta-feira, 20 de maio de 2009

O espectáculo


Esta colaboração entre Odin Teatret (Holstebro, Dinamarca), festival Imaginarius e a Divisão de acção social do município de Santa Maria da Feira iniciou em Janeiro de 2009.


Durante 4 meses, sempre de forma a explorar a riqueza das tradições de cada local, procurámos as comunidades, viajando pelo concelho, visitando centros sociais, músicos, jardineiros, um centro de educação religiosa e moral, um clube de canoagem, um coro, um clube de futebol, ciclistas e fadistas...


O projecto incorpora agora mais de 200 pessoas, oriundas de diversos grupos do concelho, dando origem a uma larga panóplia que cruza gerações, comunidades e costumes. O desafio é criar uma plataforma de interacção entre grupos e indivíduos, explorando formas pelas quais o teatro funciona como um território de não pertença, onde podem ocorrer novos encontros.


O ponto de partida do espectáculo é a obra “O Imperador de Portugal” (1914), escrito por Selma Lagerlöf, que conta a história do amor de um pai pela filha e a loucura causada pela sua ausência.

Abraçando a temática da emigração e regresso, de tradições e uma nova despiedada realidade urbana, a narrativa foi gradualmente fundida com as sugestões, os materiais e as ideias dos participantes, com músicas tradicionais e elementos do quotidiano do grupo, e enquadrada nas características do sitio específico onde será apresentado o espectáculo.


O símbolo essencial da historia é o coração que bate quando amamos, quando dançamos, quando cantamos - quando há um fluxo, movimento. E talvez o teatro comunitário possa às vezes atingir essa realização: manter vivo o coração da comunidade, pela criação de momentos de partilha além fronteiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário